Em nota, o comitê chama a atenção para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) emitiu uma nota, nesta terça-feira (1º), informando que a vazão do rio São Francisco, nos reservatórios de Sobradinho e Xingó, será mantido em 4.000 m³/s até o dia 15 de fevereiro.
A decisão foi tomada durante reunião da Sala de Crise da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizada durante esta manhã.
"Conforme vimos comunicando, as vazões dos reservatórios de Sobradinho e Xingó foram elevadas gradualmente do patamar de 1.000 m³/s para o patamar de 4.000 m³/s, do período de 12 de janeiro a 24 de janeiro. A operação é necessária mediante condição de cheia declarada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em articulação com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), provocada pelas fortes chuvas ocorridas em Minas Gerais", diz trecho da nota.
No documento, o comitê chama a atenção para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, considerando a possibilidade de elevação da vazão a depender da evolução do quadro de chuvas na bacia.
"Nesse sentido, pedimos o apoio dos Poderes Públicos Municipais para o acompanhamento dessa questão no âmbito de cada município", finaliza a nota, que é assinada pelo presidente do CBHSF, José Maciel Nunes de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário