domingo, 23 de julho de 2017

Dnit e Marinha recomendam aos condutores de embarcações atenção redobrada ao navegar no rio São Francisco

O alerta é para os trechos entre Pirapora- MG até a cidade pernambucana de Petrolina e Juazeiro, na Bahia e de Piranhas-AL até a foz do rio.



Barquinha no Rio São Francisco (Foto: Yuri Matos/G1)


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou uma portaria que traz recomendações de segurança para navegação do Rio São Francisco. O alerta é para os trechos entre Pirapora- MG até a cidade pernambucana de Petrolina e Juazeiro, na Bahia e de Piranhas-AL até a foz. A orientação é que as embarcações sejam conduzidas em baixa velocidade para evitar acidentes, até que as vazões, que foram reduzidas com a seca, sejam novamente restabelecidas.
Segundo a Marinha do Brasil, que está trabalhando junto ao DNIT para divulgar a recomendação, nos últimos dias têm ocorrido o encalhe de barcas que realizam a travessia entre Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Também foi observado que houve o surgimento de bancos de areia nas proximidades da Ilha do Rodeadouro, também na região do Vale do São Francisco.
"Cautela redobrada, atenção redobrada e redução da velocidade. Essa portaria, ela foi criada com o intuito de aumentar a segurança dos navegadores tendo em vista a estiagem histórica que o rio vem sofrendo. Já são seis anos com chuvas abaixo da média e isso tem causado uma redução no nível do rio significativa", ressalta o capitão da Marinha, Silvio Miranda.
De acordo com o capitão, alguns pontos estão mais críticos como é o caso da Ilha do Rodeadouro. "Principalmente nas proximidades da Ilha já se observa a presença de bancos de areia, algumas pedras. E então principalmente o navegador deve ter muita cautela e reduzir a velocidade e navegar com extrema segurança", explica.
No dia 29 de maio deste ano, a vazão do lago artificial de Sobradinho, na Bahia, foi reduzida para 600 m³/s. A menor de toda a história do reservatório. Com um volume menor de água sendo liberado, o rio fica mais seco.
Além disso, a Marinha informou que o balizamento fixo e o flutuante foi implantado no rio São Francisco com a vazão média de 600m³/s, a partir da cidade de Pirapora-MG. Já para o trecho Sobradinho-BA/Juazeiro-BA/Petrolina-PE e no trecho da cidade de Piranhas-AL até a foz, não houve implantação de sinalização náutica. Desta forma, é preciso ter cautela na navegação.