quinta-feira, 23 de abril de 2020

Mais de 60 pessoas foram retiradas do rio São Francisco por descumprirem medidas restritivas

Esta foi a primeira vez que a Guarda Civil de Petrolina flagrou descumprimento de medidas restritivas na orla do São Francisco (Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrolina.)



Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, cerca de 60 pessoas foram retiradas do Rio São Francisco por descumprirem as medidas restritivas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus. A orla do rio está fechada desde 22 de março, mas muitos grupos ignoraram a determinação no feriado dessa terça-feira (21) e foram passar o dia por lá.

Esta foi a primeira vez que a Guarda Civil de Petrolina constatou esse tipo de descumprimento. Perto da orla, foram vistos mais de 20 veículos - como carros e caminhonetes - estacionados. Boa parte deles estavam com material de reboque que, segundo a prefeitura, foi utilizado para levar barcos, lanchas e jet-skis da terra para o rio.

Quando os banhistas retornaram, foram advertidos pela Guarda Civil sobre os decretos que proíbem aglomerações com mais de dez pessoas, o uso da orla para atividades de lazer e recreação, e o acesso às ilhas do Rio São Francisco.

De acordo com a Prefeitura de Petrolina, a cidade registra 17 infecções pelo novo coronavírus. Desses resultados, 9 foram realizados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen) e 8 pelo próprio município, através de testes rápidos. “A prefeitura reforça o apelo para que a população cumpra os decretos emergenciais e lembra que só é recomendado sair de casa se for, de fato, uma necessidade”, diz o executivo petrolinense, em nota.