domingo, 13 de maio de 2018

Eletrobras pode destinar R$ 500 mi por ano para rio São Francisco

Proposta de destinar por 30 anos recursos da estatal para recuperar rio está no relatório do deputado federal José Carlos Aleluia sobre a desestatização


A Eletrobras deverá direcionar 500 milhões de reais por ano para a revitalização do rio São Francisco durante 30 anos após sua privatização, segundo proposta que constará de relatório do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), relator na Câmara de um projeto de lei sobre a desestatização da elétrica.
O governo federal previa originalmente a destinação de 9 bilhões de reais para o rio, onde estão instaladas hidrelétricas da Chesf, subsidiária da estatal no Nordeste, mas informações na mídia diziam que o valor poderia subir ainda mais, para até 15 bilhões de reais.
“Estamos prevendo a destinação de 500 milhões de reais anuais da geração de energia das usinas do rio para a revitalização do Velho Chico”, escreveu Aleluia no Twitter.
Ele ainda reafirmou que pretende apresentar seu relatório sobre o assunto nesta quarta-feira.
Aleluia também disse na rede social que indicou o Banco do Nordeste como instituição gestora de um fundo que será criado para receber e aplicar os recursos que a Eletrobras direcionará ao São Francisco nas próximas décadas.
Fonte: https://exame.abril.com.br/economia/eletrobras-pode-destinar-r-500-mi-por-ano-para-rio-sao-francisco/

Seca do rio São Francisco deixa rastro desolador no norte de Minas

Consequências são sentidas na economia e na vida da população de Pirapora. Turismo teve queda de 60% em seis anos e os peixes sumiram das redes.



Quem passa pela avenida principal da cidade de Pirapora, a 346 km de Belo Horizonte, no norte de Minas, encontra um cenário desolador. O rio São Francisco, que banha o município, passa por uma das piores secas, desde 2011.
Além de ver as águas sumirem pelo caminho até o Nordeste do Brasil, pescadores perderam seu ganha-pão e comerciantes sentem o bolso esvaziar a cada ano com a queda do turismo na cidade. 
Neste vídeo em 360, a reportagem do R7 mostra a situação desoladora causada pela mudança do clima na região, potencializada pela ação predatória do homem.
As consequências são sentidas pelas mais de 50 mil pessoas da cidade, que, além de tristeza, se sentem desamparadas e sem esperança de uma mudança no cenário.