sexta-feira, 19 de março de 2021

Livro sobre o rio São Francisco será lançado nesta quinta-feira


Nesta quinta-feira, 18 de março, o analista em Desenvolvimento Regional Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira, da 4ª Superintendência Regional da Codevasf, lança o livro “Luzes do Farol de Cordouan para o Rio São Francisco”. A obra homenageia a Codevasf por seus 46 anos e apresenta uma reflexão sobre a gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas da França e do rio São Francisco. O lançamento será transmitido pelos canais da Codevasf no Youtube e no Facebook, às 18h.

A obra, publicada pela Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise), é resultado de um intercâmbio técnico realizado na França em 2019, quando o autor visitou agências de águas e companhias de desenvolvimento locais.

O livro aborda modelos de gestão da bacia do rio São Francisco e resgata ações da Codevasf e de suas antecessoras (Comissão do Vale do São Francisco e Suvale), detalhado programas e projetos de desenvolvimento socioeconômico. O livro também analisa a gestão de recursos hídricos na França e aponta sugestões de adaptação à realidade local.

Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira é funcionário da Codevasf há 40 anos e desempenhou diversas funções na instituição. Recentemente foi eleito representante dos empregados no Conselho de Administração da empresa (Consad).

Fonte: https://agenciasertao.com/2021/03/18/livro-sobre-o-rio-sao-francisco/

Compesa é multada por jogar esgoto sem tratamento no rio São Francisco

A multa foi aplicada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Petrolina (Armup), que verificou que a estação elevatória localizada no bairro Cohab Massangano estava com sua única bomba queimada


Compesa é multada pela Armup — Foto: Divulgação / Armup


A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Petrolina (Armup) multou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) por lançar esgoto sem tratamento no rio São Francisco. De acordo com a Agência, após inspeções realizadas na terça-feira (16), foi possível verificar que a estação elevatória localizada no bairro Cohab Massangano estava com sua única bomba queimada lançando assim, os esgotos sem qualquer tipo de tratamento, diretamente no Velho Chico.

A Armup disse em nota que já fez diversas notificações à Compesa para que ela se adequasse às normas estabelecidas, mesmo assim, a Companhia segue poluindo o rio. Segundo a Agência, a Compesa possui 31 estações elevatórias de esgoto no município, sendo que 75 % delas não possuem a bomba reserva funcionando. Esse equipamento de reserva é obrigatório e necessário para manter o serviço de bombeamento de esgoto em caso de mau funcionamento da bomba principal.

A multa aplicada pela Armup equivale a 1% do faturamento líquido mensal da Compesa e também considera todo um prejuízo de ordem ambiental e material, em especial, pertinente à poluição do Rio São Francisco e despejo de esgoto bruto em seu leito. A multa aplicada pela Armup equivale a 1% do faturamento líquido mensal da Compesa.

Em nota, a Compesa informou que "recebeu, nesta semana, notificação da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Petrolina (Armup) e que, formalmente e dentro do prazo estabelecido, prestará os devidos esclarecimentos ao órgão".

Ainda na nota, "a Compesa ressalta que atua obedecendo rigorosamente à legislação vigente e que de forma alguma há qualquer tipo de contaminação dos corpos hídricos, especialmente do Rio São Francisco."

Fonte: https://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2021/03/18/compesa-e-multada-por-jogar-esgoto-sem-tratamento-no-rio-sao-francisco.ghtml