terça-feira, 7 de abril de 2015

NEGRO D'ÁGUA, UMA DAS LENDAS DO VELHO CHICO

Foto: BARRETO, 2012.

Diz a lenda que o Negro D'água ou Nego D'água habita diversos rios tais como o rio Tocantins, Rio Grande e o rio São Francisco onde possui um monumento do escultor juazeirense Ledo Ivo Gomes de Oliveira, obra com mais de doze metros de altura e que foi construída dentro do leito do rio São Francisco, em sua homenagem, na cidade de Juazeiro-BA.
Manifestando-se com suas gargalhadas, negro, careca e mãos e pés de pato, o Negro D'água derruba a canoa dos pescadores, se eles se lhe recusarem dar um peixe.
Em alguns locais do Brasil, ainda existem pescadores que, ao sair para pescar, levam uma garrafa de cachaça e a atiram para dentro do rio, para que não tenham sua embarcação virada.
Esta é a História bastante comum entre pessoas ribeirinhas, principalmente na Região Centro-Oeste do Brasil, muito difundida entre os pescadores, dos quais muitos dizem já ter o visto.
Segundo a Lenda do Negro D'Água, ele costuma aparecer para pescadores e outras pessoas que estão em algum rio.
Não há evidências de como surgiu esta Lenda, o que se sabe é que o Negro D'Água só habita os rios e raramente sai dele, sua função seria como amedrontar as pessoas que por ali passam, como partindo anzóis de pesca, furando redes dando sustos em pessoas a barco, etc.
Suas características são muito peculiares, ele seria a fusão de homem negro alto e forte, com um anfíbio. Apresenta nadadeiras como de um anfíbio, corpo coberto de escamas mistas com pele.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Negro_d%27%C3%81gua

9 comentários:

  1. Em 2003 eu e mais umas colegas estávamos na Beira do rio,eu saí e fui pra um local um pouco acima do rio e percebi que tinha alguém ali,quando eu olhei para o lado tinha uma cerca e atrás uma criatura que parecia com um menino então achei que fosse algum menino dalir de perto,mais continuei à olhar e ví que era diferente não era alto parecia ser do meu tamanho eu tenho 1,50cm e tinha olhos redondos e branco bem Preto e vie pequenas nadadeiras nos braços e ele me olhava e parece que sorria pra mim.Fiquei com medo de ele querer fazer alguma coisa comigo e chamei as meninas pra ver também,ele correu e pulou na água no meio de uns capins e algas.É nunca mais vie.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Tá repreendido em nome de Jesus esse demônio. Repreenda amados esse mal.

      Excluir
    2. NA VERDADE NINGÉM SABE SY ELE É MAL OU BOM!!

      Excluir
  3. Ele ainda é melhor de que muitos seres humanos que vem ao mundo para poluir,matar, enganar e que quer ser melhor de os outros, enquanto muitos estão julgando e repreendendo esses " supostos demônios" ele está lá para evitar que a riqueza dos rios se acabe, riqueza essa que os seres humanos necessitam né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se agente fosse depender de uma fantasia pra guardar nossos rios seriamos os mais infelizes dos homens, pois Deus deu a o homem poder pra dominar tudo aqui na terra, se o proprio homem nao preservar o que precisa para sobreviver, nao eh uma baboseira dessa ai que vai Protegr nada. pes na terra gente, realidade ...voltem á realidade, pra que ficar se apegando a besteira se somos os seres mais intelientes que Deus criou.

      Excluir
  4. nem existe, a nao ser na cabeça folclorica e fértil de quem nao tinha o que fazer e ficou inventando essas baboseiras. nem anjo nem demonio, só nao existe,me poupe

    ResponderExcluir