segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Chuvas estão de volta; rio S. Francisco está cheio e grandes reservatórios começam a se recuperar

Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa/BA, em 12 de dezembro

As chuvas estão de volta, vieram para ficar, o rio São Francisco está cheio e grandes reservatórios começam a se recuperar. O nível do reservatório de 3 Marias, em Minas Gerais, já está acima de 16% de seu volume. Há um mês, mostrava tão somente 6% do volume de água armazenada.
Na cabeceira, na Serra da Canastra (sul de Minas), a nascente do S. Francisco já exibe uma queda muito mais volumosa.
Embora com números ainda tímidos, os postos de medição - estações fluviométricas - da bacia do  rio São Francisco no Estado da Bahia também começam a indicar a melhora. Quatro de seis destes postos mostram números maiores de vazão média até o último dia 21 de dezembro, segundo as últimas medições da ANA (Agência Nacional de Águas).  
Dos quatro reservatórios do maior rio de integração do país - pontos onde estão as usinas hidrelétricas de Sobradinho, Xingó, Itaparica e Três Marias - três deles um maior volume útil de água. Ao observar dados das Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais S.A), o volume útil final da usina de Três Marias é de 16,8%, contra 8% em 1º de dezembro e 6,2% em 21 de novembro. 
O reservatório equivalente da bacia do Rio São Francisco, também até o último dia 21 e segundo números da ANA, mostra 8,97% de volume útil. Embora menor do que os pouco mais de 14% observados em 20 de dezembro de 2016, esse número também já mostra a melhora que as chuvas dos últimos dias chegaram para mudar o cenário e trazer um novo ciclo de prosperidade não só para o Nordeste, mas para a área em toda extensão do São Francisco. 
Somente na região de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, até o último dia 11 de dezembro, o nível do São Francisco já havia registrado um aumento de três metros, conforme uma nota da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF).