domingo, 18 de junho de 2017

Grupo de aviadores vai sobrevoar o Rio São Francisco

A expedição conta com 30 aeronaves e vai mostrar as boas práticas ao longo do rio


Entre os dias 15 e 23 de junho, um grupo de aviadores vai sobrevoar o rio São Francisco, de sua foz até a nascente. A proposta é registrar as boas práticas na bacia. De acordo com o organizador, Kleber Rangel, “o objetivo da expedição é mostrar para os participantes e para o público que, apesar dos problemas que estão acontecendo em nosso planeta, há ações positivas que devem ser seguidas e copiadas”, afirma.
As 30 aeronaves que compõem a expedição vão percorrer os 2700 km do Velho Chico, saindo do município de Piranhas, em Alagoas, no dia 15 de junho e aterrizando em Três Marias, Minas Gerais, destino final, no dia 23 de junho. A equipe prevê paradas ainda em Juazeiro (BA), Barra do Rio Grande (BA), Santa Maria da Vitória (BA), Bom Jesus da Lapa (BA), Januária (MG) e Pirapora (MG).
Os participantes são todos voluntários, empresários ou autônomos, e vem de várias partes do país. Esta é a segunda expedição realizada por Kleber Rangel. A primeira aconteceu em 2003, quando 18 aeronaves fizeram o percurso contrário, saindo da nascente, na Serra da Canastra, e terminando o trajeto em Sergipe, na foz.
A II Expedição São Francisco, representa para os pilotos, muito mais que um passeio, mas o entendimento do Rio de maior integração nacional.
Basicamente, são pilotos, empreendedores e profissionais liberais,  que vêm de todas as partes do país em suas aeronaves para sobrevoar as águas do rio e conhecer além das belezas naturais do Rio, tudo aquilo que está sendo feito politicamente, economicamente e ecologicamente de positivo para a população Ribeirinha. Conhecendo os seus costumes e a sua cultura ao longo da expedição.

O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul. O rio passa por cinco estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais. Seu percurso atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas e, por fim, deságua no oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km². Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2 814 km, mas chega a 2 863 km quando medido ao longo do trecho geográfico.