quinta-feira, 8 de junho de 2017

Retirada de baronesas das margens do Rio São Francisco em Petrolina traz aumento na oxigenação da água

De acordo com a Amma, após a retirada das baronesas, de 1.3 miligramas por litro de oxigênio foi encontrado 8.1.


Desde o mês de abril, na Orla de Petrolina, foram retirados quase dois quilômetros de baronesas das margens do Rio São Francisco. Segundo a Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina, a retirada dessa vegetação, já apresentou melhoras na oxigenação da água.

De acordo com o gerente de projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente, Victor Flores, além do cenário mais bonito, a limpeza também está deixando o rio mais saudável. “A gente constatou a diferença depois de mais de 40 dias de trabalho e nós já obtivemos a mudança de 1.3 miligramas por litro de oxigênio para 8.1. Para a gente foi uma surpresa porque estava previsto no cronograma de atividades fazer a oxigenação da água para recuperar, mas o Velho Chico com sua pujança, mesmo com a redução do volume, nós tivemos essa mudança”.

As análises são feitas a partir da coleta da água feita pela equipe da Amma, em várias partes do rio. A água vai segue para o laboratório do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (If sertão-PE), onde a água passa por testes de pureza, turbidez, cor e nitratos. “Se pode ou não se banhar nas águas.
Se pode ou não consumir. Se pode ou não tratar aquela água. Todos esses usos da água na
natureza vão ser delimitados por essas análises e por esses valores que a gente encontra aqui
no laboratório”, ressalta o coordenador do Laboratório de Águas e Bebidas, Marcos Lima.

A vegetação aquática que se alimenta dos dejetos jogados na água. Por isso, o trabalho de limpeza ainda continua e as análises para verificação dos resultados do trabalho na área.

“Posso começar soltando 20 mil alevinos de uma espécie nativa em parceria com a Codevasf para que a gente possa estar repovoando, cuidando da fauna, da flora, para que a gente possa ter um equilíbrio aqui nesse trecho da orla do Rio São Francisco”, relata Victor Flores.

20 mil peixes são soltos no Rio São Francisco durante ação de peixamento simbólico em Petrolina, PE

Iniciativa faz parte de programa de ações de revitalização do rio. Ação ocorreu nesta segunda-feira (5), no Círculo Militar da cidade.



Alevinos da espécie 'piau verdadeiro' foram soltos durante a ação. (Foto: Jonas Santos / Prefeitura de Petrolina)

Em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5), 20 mil peixes foram soltos durante ação de peixamento simbólico do Rio São Francisco, que ocorreu no Círculo Militar, localizado na Orla de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A iniciativa busca auxiliar no processo de revitalização do rio, através do povoamento, do repovoamento e da estocagem de alevinos, peixes recém-saídos do ovo.

Através do aumento do número de peixes, a ação pretende beneficiar o meio ambiente e também a economia local. Os peixes soltos durante a ação são provenientes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro.

Participaram do peixamento representantes da prefeitura de Petrolina, da Codevasf, do Exército Militar, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão – PE), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), além de pescadores, barqueiros, ambientalistas, alunos de rede municipal e pessoas no local.

Os peixes soltos no rio durante a ação são da espécie 'piau verdadeiro', que é nativa do 'Velho Chico'. O superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, ressaltou as vantagens do cultivo da espécie. "O piau é uma espécie de crescimento rápido, sobretudo nos seus doze primeiros meses, e pode ser criado para várias finalidades, como a produção de carne, a pesca esportiva e até a ornamentação", descreveu.

O peixamento simbólico faz parte do programa de ações do projeto de revitalização do Rio São Francisco, o 'Orla Nossa', realizado pela Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e da parceria com o Governo do Estado e o IF Sertão – PE.

O projeto também envolve a retirada de baronesas (plantas aquáticas) das margens do Rio São Francisco e a identificação e fechamento de pontos de esgotos clandestinos. Segundo a prefeitura, já foram retiradas 1.400 toneladas de baronesas e 40 toneladas de sedimentos contaminados da margem do rio.

Durante o peixamento simbólico, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, destacou o papel da cidade no processo de revitalização do Rio São Francisco. “Petrolina mais uma vez é pioneira no cuidado ao rio, pioneira nas ideias, no trabalho. Daqui, vamos partir para muito mais resultados da preservação do meio ambiente, do rio e da caatinga”, disse.