segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Famílias serão retiradas de casas por causa da cheia do Rio São Francisco, em Juazeiro

Previsão é de que ao menos 25 famílias deixem seus imóveis nesta segunda (17), por causa do risco de inundação.


Cerca de 25 famílias ribeirinhas do bairro Angary, em Juazeiro, no norte da Bahia, devem ser retiradas das casas nesta segunda-feira (17), por causa da cheia no Rio São Francisco. A comunidade é vizinha à Barragem do Sobradinho.

Famílias serão retiradas de casas por causa da cheia do Rio São Francisco, em Juazeiro — Foto: Reprodução/TV Bahia

A situação acontece porque a vazão do rio está em 2.300 m³ por segundo. Além disso, a previsão da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), é que a liberação da água seja aumentada para 4.000 m³ até a próxima segunda-feira (24).

A prefeitura fez um mapeamento das famílias que terão que sair das próprias casas por causa do risco de inundação aos imóveis. A mudança deveria ter ocorrido no sábado (15), mas houve resistência pelos moradores, que não queriam deixar seus imóveis.

Nível do rio sobe oito metros


O Rio São Francisco está oito metros e 24 centímetros acima do normal – a maior cheia dos últimos 14 anos. A cidade Bom Jesus da Lapa também está sendo bastante atingida. Restaurantes que ficam na área ribeirinha foram inundados e a população foi orientada a deixar os imóveis.

Famílias ribeirinhas de outras cidades do país já foram atingidas pela cheia do Velho Chico, e estão sendo retiradas. Parte delas está na região norte do estado de Minas Gerais.

No estado do Alagoas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta para sete municípios, sobre o aumento da vazão, porque o nível também tem subido de forma significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário