A multa foi aplicada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Petrolina (Armup), que verificou que a estação elevatória localizada no bairro Cohab Massangano estava com sua única bomba queimada
A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Petrolina (Armup) multou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) por lançar esgoto sem tratamento no rio São Francisco. De acordo com a Agência, após inspeções realizadas na terça-feira (16), foi possível verificar que a estação elevatória localizada no bairro Cohab Massangano estava com sua única bomba queimada lançando assim, os esgotos sem qualquer tipo de tratamento, diretamente no Velho Chico.
A Armup disse em nota que já fez diversas notificações à Compesa para que ela se adequasse às normas estabelecidas, mesmo assim, a Companhia segue poluindo o rio. Segundo a Agência, a Compesa possui 31 estações elevatórias de esgoto no município, sendo que 75 % delas não possuem a bomba reserva funcionando. Esse equipamento de reserva é obrigatório e necessário para manter o serviço de bombeamento de esgoto em caso de mau funcionamento da bomba principal.
A multa aplicada pela Armup equivale a 1% do faturamento líquido mensal da Compesa e também considera todo um prejuízo de ordem ambiental e material, em especial, pertinente à poluição do Rio São Francisco e despejo de esgoto bruto em seu leito. A multa aplicada pela Armup equivale a 1% do faturamento líquido mensal da Compesa.
Em nota, a Compesa informou que "recebeu, nesta semana, notificação da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Petrolina (Armup) e que, formalmente e dentro do prazo estabelecido, prestará os devidos esclarecimentos ao órgão".
Ainda na nota, "a Compesa ressalta que atua obedecendo rigorosamente à legislação vigente e que de forma alguma há qualquer tipo de contaminação dos corpos hídricos, especialmente do Rio São Francisco."
Nenhum comentário:
Postar um comentário