domingo, 20 de novembro de 2016

Baronesas tomam às margens do Rio São Francisco em Petrolina, PE

Plantas prejudicam navegação das barcas que transportam passageiros.
Marinheiro diz que nos últimos anos a situação tem piorado na região.

Baronesas se espalham às margens do Rio São Francisco (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, às margens do Rio São Francisco estão tomadas pelas baronesas. As plantas aquáticas se tornaram símbolo da poluição, já que essa espécie se alimenta da matéria orgânica dos esgotos jogados no Velho Chico.
As baronesas se espalharam tanto, que é difícil até visualizar à margem do rio. Essa paisagem não tem agradado os ribeirinhos. “Horrível, triste de ser ver”, relata a dona de casa, Cecília da Silva Oliveira.
Gilberto Avlino é marinheiro há seis anos e disse que as baronesas sempre estiveram nesta região, mas que nos últimos anos a situação tem piorado. “Elas continuam avançando. A gente vê a manutenção, fazendo a limpeza, mas eles não estão sabendo trabalhar e dar a manutenção adequada”, relata.
As plantas também prejudicam a navegação das barcas que fazem transporte de passageiros diariamente. “Essa planta pode enganchar no eixo da embarcação com a hélice e atrapalhar e dar um problema no motor. Se ela travar, o eixo pode não girar”, conta o barqueiro, Daniel Rabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário