A rede Record de Televisão exibiu neste domingo (1º de outubro) uma longa matéria, na qual retrata as dificuldades enfrentadas pelo rio São Francisco especialmente na sua foz. Durante mais de 15 minutos, pescadores, prefeitos da região, lideranças comunitárias e diversos ribeirinhos que viram o auge do chamado rio da integração nacional, relataram a dor que sentem ao constatar a intrusão salina na região na qual há o encontro do Velho Chico com o mar.
O repórter Michael Keller conseguiu captar barcos que chegam vazios após longos períodos de pesca. Conversou com moradores do município de Piaçabuçu, em Alagoas, e provou da água salgada, encontrada atualmente na foz. O São Francisco, nos seus mais de 2.800 quilômetros de extensão é um dos mais importantes do país.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, apresentou o que vem sendo feito pelo órgão colegiado em defesa do Velho Chico. Ele também apontou as possíveis soluções para minimizar os efeitos da alta salinidade registrada na região.
A matéria completa está disponível no link http://r7.com/e3LH
Nenhum comentário:
Postar um comentário