sábado, 24 de junho de 2017

Carvoaria clandestina é descoberta em Petrolina após denúncia

A Agência Municipal do Meio Ambiente estima que cerca de dez metros cúbicos de carvão e cinco de lenha estavam sendo produzidos


Nesta quinta-feira (22), a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina foi acionada através de denúncia para localizar uma fábrica clandestina de carvão artesanal e irregular. A carvoaria fica a cerca de 200 metros do rio São Francisco, em uma área considerada de preservação permanente de vegetação.
No local foram encontrados cerca de dez metros cúbicos de carvão, cinco de lenha, além de uma cabana improvisada. A AMMA estima que o carvão estava neste processo durante cerca de dez dias. Para destruir o material foi preciso auxílio de um trator. A ação contou também com o suporte do Corpo de Bombeiros. De acordo com o Diretor de Fiscalização e Educação Ambiental da AMMA, Wagner Linhares, a prática configura pelo menos três crimes. "Desmate de vegetação, ou seja, supressão dessa vegetação em área de preservação permanente, a produção a partir dela de lenha e consequentemente carvão. Nesses casos, o responsável pode responder criminalmente com até três anos de reclusão, além do pagamento de multa".
A operação ainda não identificou os criminosos e por isso ninguém foi preso. Para inibir a prática, a AMMA pretende reforçar a fiscalização. "Existe a necessidade e proposta até de realização de campanas noturnas, para que a gente possa identificar esses criminosos", finalizou Wagner.

Carvoaria é descoberta em Petrolina (Foto: Amanda Lima)

Medida de suspensão semanal do fornecimento de água do Rio São Francisco é estabelecida em Petrolina, PE

Resolução é da Agência Nacional de Águas (ANA). Objetivo é economizar quantidade significativa de água dos reservatórios do ‘Velho Chico’.


Em videoconferência realizada entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, ficou estabelecido a suspensão temporária de água em todos os perímetros de irrigação do Vale do São Francisco, durante todas as quartas-feiras deste ano, tendo início a partir desta quarta (21). A medida é inédita e deve seguir até novembro deste ano.
A suspensão já era válida para os agricultores, porém agora se estende, também, às indústrias e aos demais usuários da água do ‘Velho Chico’.
Localizado entre as cidades de Casa Nova, no norte da Bahia, e Petrolina, o Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho é o maior do país. Segundo o gerente executivo do DINC, Paulo Sales, mais de dois mil produtores e usuários do perímetro serão atingidos pela medida.
De acordo com a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), dos 39 reservatórios do Sertão de Pernambuco, 20 estão com menos de 3% de sua capacidade total. Entre os meses de janeiro e março deste ano, a média de chuva na região foi de 118 milímetros, quando a média histórica é de pouco mais de 300 milímetros.